O Atelier Branco nasceu em 2014 da minha parceria com a fotógrafa Patricia Stagi recém chegada de Buenos Aires especialmente para idealizar esse projeto. Um espaço de fomento a fotografia e arte, com interesse de criar uma rede de pensadores de imagens, motivados ao debate fotográfico através de parcerias e projetos que transmitissem a idéia de emancipar o olhar.

Em 2014 iniciamos as produções com a I Mostra de Pequenos Formatos, com novos artistas brasileiros e da América Latina apresentando suas séries em obras de até 20 X 30 cm  com curadoria minha e da Patricia Stagi. A Mostra aconteceu na Bhering.

Também em 2014 Idealizamos, lecionamos produzimos e dirigimos o projeto VISAR em parceria com os fotógrafos Alonso Martinez e Bruno Girão. O projeto ainda acontece de forma itinerante e segue com novos formatos. (projetovisar.com).

Em 2015 realizamos a Branco Residência, com a artista Fernanda Fernandes - o programa Branco Residência foi destinado a artistas visuais, fotógrafos e pesquisadores da imagem. A residência propunha um local de convivência e experimentação que proporcionava a imersão do artista em seu ambiente de criação e contexto criador. Incluía assistência curatorial - através da leitura de portfolio e acompanhamento de projetos com curadores residentes e convidados e encontro com o público - mostra expositiva de trabalho final ou processo criativo. Durante a ArtRio, na Bhering, a mostra final da Fernanda aconteceu numa Coletiva com produção do Atelier Branco e curadoria da Patricia Stagi.

No mesmo ano, durante a Semana Design Rio, produzimos a PARALELA 1. Para esse projeto convidamos 10 artistas independentes que queriam se engajar no desafio de tornar a arte mais democrática e acessível. As obras custaram entre 50 a 500 reais e foram expostas para serem dedilhadas, propondo ao público acesso direto aos trabalhos. Eu e a Patricia Stagi  assinamos a curadoria com uma seleção de colagens, fotografias, xilogravuras e ilustrações. 

 Além de diversos workshops em parceria com artistas como Ingrid Bittar e Carolina Amorim.

Hoje o Atelier Branco funciona de também num formato itinerante, apoiando projetos e artistas pelo mundo. <3

atelierbranco@gmail.com