O VISAR é uma experiência transformadora com a fotografia.

A proposta do projeto nasceu da vontade em comum de criar uma contato profundo com a fotografia e tudo que ela envolve. A idéia foi moldada através de repetidos encontros entre os fotógrafos Alonso Martinez, Bruno Girão, Patricia Stagi e eu, para construir uma vivência completa e multifacetada. Uma experiência que nós próprios gostariam de ter vivido.

Este é o projeto VISAR: o desenvolvimento do olhar fotográfico como uma linguagem visual construída por identidade, memórias, inspirações, referências, técnica, composição e tantos outros reflexos que serão desenvolvidos através dos encontros. 

A experiência propõe dinâmicas, bate - papos, exercícios, teorias e práticas desenvolvidas para o estímulo sensorial, criar ferramentas intelectuais que possibilitam a interação entre a expressividade e o corpo fotográfico a partir de dinâmicas contextualizadas e saídas fotográficas. abrir horizontes visuais através da busca fotográfica estimulada por necessidades expressivas e intuitivas inseridas por distintos meios sensoriais. A ideia é aguçar os sentidos dos participantes para que o máximo de informações externas - como cheiro, som, texturas - possam ser captadas, interpretadas e transformadas em imagem, criar livres pensadores de imagem capazes de estruturar mensagens com as ferramentas disponíveis, criadas e imaginadas. 

 

Para isso, instigamos a criação livre e para além da moldura - com elementos inovadores e novos efeitos, proporcionar momentos de reflexão por meio de experimentações que desconstroem o sentido comum.

A marca do autor se desenvolve a partir da busca de uma estética própria criada em processos criativos originais.

Um dos nossos objetivos é apresentar ferramentas para que cada participante encontre sua maneira de manipular a imagem fotográfica e fornecer as ferramentas necessárias para o trabalho auto crítico a partir da conceituação e síntese de idéias. 

 

Por isso, introduzimos conceitos editoriais e curatoriais, necessários para a construção do discurso fotográfico e sua posterior apresentação / exposição. A proposta é construir junto com os fotógrafos uma mostra onde serão exibidos os trabalhos desenvolvidos, analisados e editados durante os encontros.

projetovisar.com